Desde
aplicação de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação, o
processo de ensino e aprendizagem vem se tornando cada vez mais particularizado
e personalizado, permitindo assim, que os docentes e discentes utilizem de
forma otimizada na construção do conhecimento.
Atualmente diferentes tecnologias podem e são utilizadas no processo de ensinar e aprender, como é o caso das produções audiovisuais.
Atualmente diferentes tecnologias podem e são utilizadas no processo de ensinar e aprender, como é o caso das produções audiovisuais.
Independente
do formato do produto audiovisual, algumas estratégias devem ser adotadas para
a produção do material didático, quais sejam:
-
planejar o audiovisual com antecedência, elaborando um roteiro para
potencializar o tempo disponível e organizar as estratégias a serem
empreendidas;
-
respeitar os direitos autorais de imagens, sons e outros recursos que possam
ter restrição de uso;
-
testar slides e esquemas ilustrativos para verificar como será a recepção na
tela, observando aspectos como cores, tamanho de fonte, quantidade de
informação, entre outros;
- visitar com antecedência a sala onde será a gravação de áudio e vídeo, para se ambientarem ao local e coletar, com os técnicos, dicas sobre vestuário e maquiagem.
- visitar com antecedência a sala onde será a gravação de áudio e vídeo, para se ambientarem ao local e coletar, com os técnicos, dicas sobre vestuário e maquiagem.
É
importante perceber que as possibilidades de utilização de audiovisuais no
processo de ensino e aprendizagem são múltiplas e certamente continuarão em
constante avanço, pois, a cada instante, somos surpreendidos por novas
ferramentas tecnológicas.
Entretanto, a tecnologia deverá sempre ser o meio, e não o fim do processo de construção do conhecimento.
Entretanto, a tecnologia deverá sempre ser o meio, e não o fim do processo de construção do conhecimento.
Fonte:
HACK,
Josias Ricardo; PIRES, Leonardo Bastos. Comunicação e educação na
construção de materiais didáticos em áudio e vídeo: aportes teóricos e
bases práticas para a elaboração e execução de roteiros educativos. Joaçaba:
UNOESC, 2006. (Relatório de Pesquisa de Demanda Induzida).
TAFNER, Elisabeth Penzlien (et. al). Produção de Materiais Autoinstrutivos para a Educação a Distância. Centro Universitário Leonardo da Vinci: Grupo Uniasselvi, 2010.
A utilização de produtos audiovisuais facilita bastante o trabalho do professor, pois consegue captar a atenção dos alunos, justamente pelo fato de ser uma 'novidade' nas salas de aulas. O uso de computadores, data-shows, TVs pen-drive, etc. é um fenômeno recente nas escolas, e por isso uma aula baseada e planejada utilizando essas novas tecnologias pode se tornar dinâmica e bastante atrativa dos alunos.
ResponderExcluirPela nossa experiência no Estágio Supervisionado do 7º período (2011.2) pudemos utilizar alguns desses recursos em sala de aula, especialmente na aula de língua inglesa, e pudemos perceber que isso enriqueceu bastante nossa aula pois pelo uso da tecnologia, os alunos puderam visualizar melhor o conteúdo, auxiliar na resolução simultânea de exercícios e esclarecer dúvidas que surgiam, tudo isso através da utilização de uma apresentação de slides.
Então, pela nossa breve experiência, pudemos constatar que a tecnologia é a grande aliada do professor em sala de aula atualmente!
CLERIVÂNIA & KATHLEEN
A utilização dos produtos audiovisuais nos dias de hoje é praticamente obrigatório nas atividades em sala de aula, em minhas experiencias em sala de aula esses produtos audiovisuais ja fazem parte do cotidiano dos alunos em que trabalhei e posso dizer que isso foi muito fundamental para tanto ajudar na aula como ajudar aos alunos a compreenderem bem melhor os conteúdos e atividades.
ResponderExcluirANDERSON E RÔMULO
Diante do avanço da tecnologia é de suma importância que as instituições de ensino estejam atentas para a utilização de instrumentos que possibilitem uma eficácia no ensino-aprendizagem. É notável que ferramentas tecnológicas são meios de fortalecer o processo de construção do conhecimento, como por exemplo, os Produtos Audiovisuais que possibilitam a utilização de slides, vídeos, com suas diferentes imagens e informações que são meios eficientes na aprendizagem do processo educacional. Através da nossa experiência nos trabalhos em sala de aula durante o curso utilizamos muito esses meios e percebemos o quanto estes facilitam o ensino e a aprendizagem e o quanto nos ajudarão no estágio, se faz necessário no entanto, uma atenção maior ao trabalhar com essas ferramentas; planejar com antecedência o uso destas é fundamental, como perceber tamanho de fonte, cores, o áudio e outras estratégias que devem ser adotadas antes de preparar qualquer aula com os Produtos Audiovisuais.
ResponderExcluirCom o uso da internet em sala de aula e das novas tecnologias da informatica, as aulas tendem a ser mais dinâmicas e menos monótonas, mas para que isso se torne uma realidade ,torna-se necessário que os professores assimilem e desenvolvam estes conhecimentos para fins educativos. este é o meu blog http://micheleealdo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirA utilização desse recurso em sala de aula se torna relevante porém muito relativo, pois a aula além de mais dinâmica e expositiva se torna até mais atraente. Entretanto devemos nos atentar para as dificuldades que esse "sistema" traz. Já tivemos a experiência de está em sala de aula e utilizar esses recursos de forma proveitosa e atrativa. Os alunos gostaram bastante e o aprendizado se tornou mais fácil de dinâmico. Isso é interessante, utilizarmos recursos que ajudam a mudar a rotina dos alunos tornando aulas mais atrativas e produtivas.Contudo, podemos dizer que a tecnologia em sala de aula atualmente está sendo bastante relevante para o professor e principalmente para o aluno.
ResponderExcluirCom o avanço das tecnologias comunicacionais os docentes podem exercer aulas mais dinâmica e interativa, proporcionando para os alunos uma aprendizagem significativa. Mais temos que destacar que esses meios tecnológicos quando não manuseados de forma correta pode chegar a prejudicar a aprendizagem, dessa forma é importante que os professores participem de cursos de formação para dominar o uso dessas tecnologias no ambiente educacional.
ResponderExcluirO uso da internet em sala de aula é imprescindível, o uso ajuda tanto aluno como o professor,são meios de fortalecer o processo de construção do conhecimento, tornando menos monótonas. Como Kelly e Kathleen ressaltaram, pela nossa breve experiência, pudemos constatar que a tecnologia é a grande aliada do professor em sala de aula atualmente, se faz necessários nos dias atuais.
ResponderExcluirmeu blog http://sabrinadortadiario.blogspot.com.br/